Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
O Blog do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae é um dos veículos de comunicação em que circulam informações, produção de conhecimento, experiências clínicas e de pesquisa de seus diferentes membros. A interlocução com o público, dentro e fora do Departamento, é uma maneira de disseminar a troca no campo da Psicanálise e possibilitar a ampliação do alcance das reflexões em pauta. Fazem parte da equipe do Blog: Ana Carolina Vasarhelyi de Paula Santos, Fernanda Borges e Gisela Haddad.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Uma discussão sobre a maioridade penal


Em abril de 2015, antes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ser votada no Congresso Nacional, 87% dos brasileiros já se mostraram favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, segundo o Datafolha.

Convidamos a psicanalista Maria Angela Santa Cruz para falar sobre as questões em torno do tema.

Entrevista realizada por Peu Robles no dia 16/07/2015




Um comentário:

  1. Gostei demais da entrevista. O assunto é urgente e a Maria Ângela Santa Cruz contextualiza o território em que foi permitida a criação dessa pergunta absurda: "devemos encarcerar os adolescentes?" É inacreditável que esta pergunta tenha se produzido entre nós e, pior, que a maioria da população brasileira tenha respondido afirmativamente a ela. É belo e necessário, eu penso, o modo como a Ângela articula a clínica com a política e a cultura, colocando Freud e Lacan em intenso diálogo com Foucault, Deleuze e Guatari, mestres para ajudar a pensar as questões do poder no mundo do capitalismo avançado. (lembrando que existe planos de se privatizar as prisões e que a redução da maioridade acaba ampliando esse "mercado" perverso) Grata por ter visto isso. Tive a sorte de trabalhar com Ângela nos Projetos voltados para adolescência, na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Lembrei muito dos grupos de adolescentes que atendi junto com ela quando começou a ser votada a diminuição da idade penal e quando houve o golpe do Eduardo Cunha (que votou a matéria duas vezes, até conseguir que a a lei da redução da maioridade avançasse). Foi muito oportuna a entrevista e o modo como a Ângela faz o link entre o tema da redução da maioridade, a clínica e a formação em psicanálise, chamando todos nós para a reflexão. Obrigada.

    ResponderExcluir