Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
O Blog do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae é um dos veículos de comunicação em que circulam informações, produção de conhecimento, experiências clínicas e de pesquisa de seus diferentes membros. A interlocução com o público, dentro e fora do Departamento, é uma maneira de disseminar a troca no campo da Psicanálise e possibilitar a ampliação do alcance das reflexões em pauta. Fazem parte da equipe do Blog: Ana Carolina Vasarhelyi de Paula Santos, Fernanda Borges e Gisela Haddad.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Fundação do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae

O Blog do Departamento convidou as colegas Aline Camargo e Cristiane Curi Abud para dar notícias sobre a Fundação do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae


 



No dia 17 de maio de 2017 aconteceu a fundação do Departamento de Psicossomática Psicanalítica. Há muito se aguardava a constituição de um grupo forte e atuante de alunos e ex-alunos que enfrentasse a empreitada da criação do Departamento, cujo embrião foi o curso de Formação de Psicossomática Psicanalítica – corpo e clínica contemporânea, especialização oferecido pelo Instituto Sedes Sapientiae. O curso de Formação completará 25 anos em 2018, esteve sempre presente nas múltiplas atividades do Instituto. Possui uma ampla produção científica em termos de simpósios, livros, participação em congressos, e já realizava ao longo desses anos diversos intercâmbios no Instituto com outros cursos, departamentos e com a sua Clínica Psicológica.

Na continuidade da história do Departamento, em 2000 deu-se a criação do Projeto de Atendimento e Pesquisa em Psicossomática Psicanalítica, fundado por colegas que fizeram o curso de Formação. O Projeto atua na Clínica do Sedes e pode ser considerado um outro embrião para o Departamento que hora aconteceu. Voltado ao atendimento de casos de grande complexidade psicossomática, o Projeto vem realizando além dos atendimentos, pesquisa e produção científica apresentada em jornadas e publicações. Entre suas produções se destaca um livro de casos clínicos lançado em 2015 cujo foco é a especificidade dessa clínica que vêm desenvolvendo.

O curso de Expansão Cultural: Introdução à Psicossomática Psicanalítica. Uma visão teórico-clínica, coordenado pela colega Sônia Maria Rio Neves, com a participação de alguns colegas do Projeto também contribuiu para que se chegasse a formação do Departamento na medida em que, desde seu início, em 2002, vem apresentando a Psicossomática Psicanalítica de forma introdutória e despertando o interesse de muitos alunos para dar continuidade a este estudo no curso de Formação.

Assim, o sonho da criação deste departamento vem sendo artesanalmente construído ao longo destes 24 anos. A comissão criada pelos alunos há dois anos deixou-se tocar, muito sensivelmente, por esse sonho compartilhado e tratou de fazer dele uma realização, a realização do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Como bem lembrou Rubens R. Volich na sua fala durante a cerimônia, “o sonho de um é apenas um sonho. O sonho de muitos é realização”.

Este foi um momento histórico da psicossomática psicanalítica brasileira pela importância que o Instituto Sedes tem no campo da psicanálise, Instituto este que sempre acolheu e estimulou nossas atividades e foi muito receptivo a todo o processo de constituição do Departamento.

A cerimônia coordenada por Vanessa Lazaratto, membro da Comissão para formação do Departamento, foi aberta pela participação da colega Maria Auxiliadora Arantes em nome da diretoria do Instituto. Ela lembrou em sua fala que esteve como docente do curso por muitos anos desde o início. Na sequência falaram os coordenadores do curso de formação Rubens R.Volich e Maria Luiza Ghirardi, seguidos por Denise Moreira que falou em nome do Projeto. Helen Spanopoulos apresentou a história do grupo fundador, sua trajetória e o intenso trabalho exigido nessa elaboração. Fruto de encontros semanais, foi elaborado pelo grupo o regimento do Departamento a partir do material deixado por movimentos anteriores de tentativa de fundação deste. Tentativas estas que não foram a termo, dada a dificuldade para quebrar resistências institucionais que naturalmente se impõe quando se trata de instituir o novo. Foi necessária a maturação dos embriões somada à força da comissão para tornar possível a instituição do Departamento de Psicossomática Psicanalítica.

Contando com a presença de colegas e amigos de diversos setores do Sedes, a assembleia terminou com as falas destes dando as boas vindas ao Departamento e com a leitura dos carinhosos e-mails enviados por aqueles que não puderam estar presente.

Seguiu-se um animado coquetel de confraternização no qual celebramos a conquista junto aos colegas de outros cursos e Departamentos, com destaque para a expressiva participação de membros do Departamento de Psicanálise.

Para além da história o evento foi festivo e celebrou a consolidação desse sonho coletivo.

Mais informações através do e-mail psicossomaticapsicanalitica@sedes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário