Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
O Blog do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae é um dos veículos de comunicação em que circulam informações, produção de conhecimento, experiências clínicas e de pesquisa de seus diferentes membros. A interlocução com o público, dentro e fora do Departamento, é uma maneira de disseminar a troca no campo da Psicanálise e possibilitar a ampliação do alcance das reflexões em pauta. Fazem parte da equipe do Blog: Ana Carolina Vasarhelyi de Paula Santos, Fernanda Borges e Gisela Haddad.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Lançamento do livro A Culinária do Rio de Janeiro: da Colônia à Atualidade de Flávio Ferraz


No dia 8 de dezembro último, o Blog do Departamento esteve na Livraria Martins Fontes para o lançamento do livro A Culinária do Rio de Janeiro: da Colônia à Atualidade de Flávio Ferraz, membro de nosso Departamento. O leitor poderá se deliciar com as 500 receitas culinárias cuidadosamente selecionadas. Para além delas, o livro é resultado de uma exaustiva e abrangente pesquisa e conta, por meio de escritos e fotografias primorosas, a história dos clássicos da cozinha fluminense. As receitas são precedidas de um texto introdutório, assinado pelo próprio autor, que apresenta um estudo antropológico sobre a formação da culinária do Rio e as diversas etapas de seu desenvolvimento. Há também um prefácio assinado pela socióloga Rosa Belluzzo, pesquisadora da alimentação no Brasil.

Publicado pela Editora Metalivros, por meio da lei de incentivo cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, a obra traz receitas tradicionais, quase todas de domínio público, sendo que o levantamento e a escrita destas receitas e suas histórias é resultado de um trabalho de pesquisa de dez anos.

A editora, que atua no mercado de livros ilustrados desde 1985 – associada à Editora Martins Fontes - convidou o artista gráfico Victor Burton para conduzir o design da publicação e a pesquisa iconográfica. A fotografia ficou a cargo do jovem fotógrafo João Victor Burton, que percorreu a capital e o interior do Estado do Rio de Janeiro documentando bares, botecos, restaurantes, pratos, doces e coquetéis. O resultado é muito saboroso. Muitos colegas do Departamento de Psicanálise prestigiaram a festa do lançamento. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário