Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
O Blog do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae é um dos veículos de comunicação em que circulam informações, produção de conhecimento, experiências clínicas e de pesquisa de seus diferentes membros. A interlocução com o público, dentro e fora do Departamento, é uma maneira de disseminar a troca no campo da Psicanálise e possibilitar a ampliação do alcance das reflexões em pauta. Fazem parte da equipe do Blog: Ana Carolina Vasarhelyi de Paula Santos, Fernanda Borges e Gisela Haddad.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Leitura e informação: meios de se combater o racismo

Leitura e informação: meios de se combater o racismo

Em setembro de 2017 foi lançado o livro O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise
organizado por nossas colegas de Departamento Noemi Moritz Kon, Maria Lúcia da Silva e Cristiane Curi Abud. O livro é um desdobramento do ciclo de palestras realizado em 2012 pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae sobre o racismo e o preconceito no Brasil e se propõe investigar as  "marcas psicológicas do racismo, seus efeitos na formação subjetiva, assim como o papel da psicanálise nesse contexto".
E olha só que legal: o Clube do livro Panacéia (www.panaceiaclube.com.br), por meio de uma de suas curadoras, a psicanalista Maria Rita khel,  recomendou a sua leitura. Vale a pena dar uma olhada, ainda mais neste mês em que lembramos a assinatura da Lei Aurea em 1888. Já se passaram 130 da abolição da escravatura, mas esse capítulo da nossa história deixou marcas importantes na sociedade brasileira e o racismo ainda está longe de ser abolido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário